Abstract:
O livro didático tem um papel central no ambiente educacional, funcionando como um guia que estrutura o conteúdo curricular e facilita o processo de ensino aprendizagem. No contexto atual, em que as demandas educacionais vão além da mera transmissão de informações, é fundamental que os educadores explorem o potencial dos livros didáticos não apenas como fontes de conhecimento, mas como ferramentas que incentivam a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sob tais aspectos, essa pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem de resolução de problemas no material didático Currículo em Ação (EMAI), focando a sua aplicação nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente no 3° ano. A análise visa compreender a eficácia das práticas propostas para promover uma aprendizagem significativa em matemática, alinhada às orientações do Currículo Paulista e da BNCC. Na metodologia, destaca-se a pesquisa qualitativa e bibliográfica, envolvendo, ainda, a análise de oito exercícios selecionados do EMAI, distribuídos em quatro trajetórias de aprendizagem. Cada exercício foi avaliado quanto à sua capacidade de promover a resolução de problemas, engajamento dos alunos e desenvolvimento das habilidades matemáticas. Os resultados indicaram que o EMAI, apesar de seu formato tradicional em muitos casos, efetivamente incorpora elementos lúdicos e variados métodos de ensino. Essas práticas incluem situações-problema convencionais e atividades dinâmicas, como jogos e recursos manipulativos, que visam estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos. A combinação de abordagens tradicionais e inovadoras enriquece o aprendizado, tornando-o mais envolvente e adaptado às necessidades dos alunos. Além disso, o material segue uma sequência didática que respeita os conhecimentos pré-existentes, promovendo uma progressão eficaz nas atividades e o desenvolvimento do pensamento lógico. A conclusão do estudo defende a relevância do EMAI como um material didático eficaz. Apesar de haver espaço para aprimoramentos, o EMAI proporciona uma base sólida para a resolução de problemas, alinhada às diretrizes curriculares.