Centro Universitário UNIFAFIBE

A matemática e as práticas de resolução de problemas no currículo do governo do estado de São Paulo: uma análise baseada em sequencias didáticas do EMAI

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dc.contributor.advisor NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati
dc.contributor.author BARBOSA, Maria Fernanda Vasconcelos
dc.date.accessioned 2025-07-08T21:23:08Z
dc.date.available 2025-07-08T21:23:08Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://192.168.1.192:8888/xmlui/handle/123456789/680
dc.description.abstract O livro didático tem um papel central no ambiente educacional, funcionando como um guia que estrutura o conteúdo curricular e facilita o processo de ensino aprendizagem. No contexto atual, em que as demandas educacionais vão além da mera transmissão de informações, é fundamental que os educadores explorem o potencial dos livros didáticos não apenas como fontes de conhecimento, mas como ferramentas que incentivam a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sob tais aspectos, essa pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem de resolução de problemas no material didático Currículo em Ação (EMAI), focando a sua aplicação nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente no 3° ano. A análise visa compreender a eficácia das práticas propostas para promover uma aprendizagem significativa em matemática, alinhada às orientações do Currículo Paulista e da BNCC. Na metodologia, destaca-se a pesquisa qualitativa e bibliográfica, envolvendo, ainda, a análise de oito exercícios selecionados do EMAI, distribuídos em quatro trajetórias de aprendizagem. Cada exercício foi avaliado quanto à sua capacidade de promover a resolução de problemas, engajamento dos alunos e desenvolvimento das habilidades matemáticas. Os resultados indicaram que o EMAI, apesar de seu formato tradicional em muitos casos, efetivamente incorpora elementos lúdicos e variados métodos de ensino. Essas práticas incluem situações-problema convencionais e atividades dinâmicas, como jogos e recursos manipulativos, que visam estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos. A combinação de abordagens tradicionais e inovadoras enriquece o aprendizado, tornando-o mais envolvente e adaptado às necessidades dos alunos. Além disso, o material segue uma sequência didática que respeita os conhecimentos pré-existentes, promovendo uma progressão eficaz nas atividades e o desenvolvimento do pensamento lógico. A conclusão do estudo defende a relevância do EMAI como um material didático eficaz. Apesar de haver espaço para aprimoramentos, o EMAI proporciona uma base sólida para a resolução de problemas, alinhada às diretrizes curriculares. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Resolução pt_BR
dc.subject Problemas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.title A matemática e as práticas de resolução de problemas no currículo do governo do estado de São Paulo: uma análise baseada em sequencias didáticas do EMAI pt_BR


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