Abstract:
A diversidade está presente em nosso cotidiano escolar, sendo assim, é de extrema importância a abordagem das questões étnico-raciais nos materiais didáticos. A reflexão sobre a diversidade étnica e racial no ambiente escolar contribui significativamente para o desenvolvimento pleno do aluno, promovendo conscientização, empatia e representatividade. Muitas vezes, o currículo escolar pode falhar em abordar adequadamente esse tema, prejudicando a construção da consciência cultural e o desenvolvimento da empatia entre os alunos. Alguns materiais didáticos, inclusive, podem apresentar representações estereotipadas de diferentes grupos étnico-raciais, reforçando preconceitos e ignorando as contribuições históricas e culturais dessas comunidades (Apple, 2006). Ao examinar como essas questões são tratadas nos materiais pedagógicos, devemos considerar a trajetória e o impacto histórico e cultural que tais abordagens têm na construção da identidade dos estudantes. Desse modo, o objetivo deste trabalho é compreender como o tema "RACISMO" está presente no Currículo Escolar da rede municipal de Bebedouro -SP. Este estudo enquadra-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Compreendemos que a pesquisa bibliográfica e documental é uma metodologia essencial para a produção de conhecimento científico, fornecendo uma base teórica sólida, identificando lacunas no conhecimento existente e subsidiando a construção de novas perspectivas de investigação. Inicialmente, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema, trazendo para a discussão as produções mais recentes sobre racismo, disponíveis em bases de dados como o Scielo. Após esta fase, realizamos um estudo sobre um documento oficial, o currículo da rede municipal de Bebedouro, buscando identificar os objetos de conhecimento relacionados ao racismo. Após a coleta de dados, eles foram sistematicamente organizados por categorias, destacando o que o tema racismo traz nos documentos. Os resultados que serão dispostos poderão ser utilizados para: oferecer a Secretaria Municipal de Educação subsídios para reflexão sobre o tema racismo na formação dos estudantes, assim como trazer à luz características importantes como desigualdade social, o preconceito, estereótipos e como estes afetam os alunos e o desenvolvimento de sua formação, também o mérito que a representatividade traz enquanto facilitador do ensino.