| dc.contributor.advisor | TONIOSSO, José Pedro | |
| dc.contributor.author | VIEIRA, Angélica Catarino | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-29T17:03:30Z | |
| dc.date.available | 2019-01-29T17:03:30Z | |
| dc.date.issued | 2018-04 | |
| dc.identifier.issn | 2357-9358 | |
| dc.identifier.uri | http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/88 | |
| dc.description | Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A História é uma das disciplinas inseridas no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental e exerce grande influência na vida social e escolar do indivíduo. De maneira sistematizada, tem como objetivo possibilitar a formação do aluno enquanto sujeito de sua própria história e favorecer a compreensão sobre o contexto em que está inserido. Desta forma, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da sua prática docente no ensino de História. Para isso, recorreu-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997). Em seguida, procedeu-se com a aplicação de questionários a sete docentes de uma escola do município de Morro Agudo/SP. O levantamento de dados possibilitou a análise de respostas que indicam a importância da disciplina para o processo de formação do aluno, e como o uso de diferentes recursos e metodologias propicia a aprendizagem dos conteúdos historiográficos colocados em foco. Conclui-se dessa forma, que o professor não é um mero transmissor de conhecimento, mas um mediador de ações que podem contribuir para a concretização do processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
| dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
| dc.title | O ensino da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula | pt_BR |
| dc.title.alternative | The teaching of history in the first years of elementary school: concepts of teachers about the practice in the classroom | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |