Centro Universitário UNIFAFIBE

O fracasso escolar e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor CHECHIA, Valéria Aparecida
dc.contributor.author RODRIGUES, Allisson
dc.date.accessioned 2019-06-29T15:33:45Z
dc.date.available 2019-06-29T15:33:45Z
dc.date.issued 2017-10
dc.identifier.issn 2595-6272
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/485
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract De acordo com a literatura, podemos dizer que o fracasso escolar acontece por um conjunto de fatores que podem exercer grande influência sobre a vida escolar do aluno. Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar. O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica, os fatores do cotidiano escolar que contribuem para existência do fracasso escolar na educação brasileira. A análise dos resultados permite evidenciar que tanto a escola, como a família precisam levar em conta as características culturais e o desenvolvimento individual dos alunos, principalmente as de classes populares. Além disso, verifica-se que a escola ensina segundo modelos adequados a um aluno ideal, que não é o que se tem, principalmente nos alunos das camadas populares. Conclui-se que os alunos possuem características peculiares, portanto é impossível querer exercer sobre ele uma forma de repressão que o obrigue a seguir moldes e modelos impostos por um ensino que seja igual para todos. Logo, ao querer postular um aluno ideal, nega-se as diferenças e a subjetividade de cada um, o que causa o que chamamos de sintomas de generalização que podem determinar a direção da vida de muitas deles. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.title O fracasso escolar e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account