Abstract:
paralisia cerebral (PC) é caracterizada por uma desordem do movimento e da
postura, causando limitações ao realizar atividades, de aspecto não progressiva que
acomete o SNC no período fetal ou infantil. Os movimentos anormais são a
característica central da P.C e estão relacionadas à coordenação imperfeita dos
movimentos e as alterações do tônus muscular. As crianças apresentam grande
dificuldade em manter o equilíbrio, sendo assim técnicas para melhorar esse equilíbrio
vem sendo utilizadas com objetivo de melhorar equilíbrio a realidade virtual vem se
destacando pois e uma tecnologia que por meio de equipamentos eletrônicos como
videogames e computadores podem criar um mundo totalmente virtual simulando
ambientes e atividades do nosso dia a dia. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar
a eficácia da Realidade virtual sobre o equilíbrio de crianças com paralisia cerebral. O
estudo é uma revisão de literatura, com abordagem nos efeitos da R.V sobre equilíbrio
de crianças diagnosticadas com paralisia cerebral. Para essa busca foram utilizadas
as bases de dados, PubMed, Scielo e Google Acadêmico, com o uso das palavras
chaves: Fisioterapia, Realidade/ou Reabilitação virtual, paralisia cerebral, equilíbrio,
physiotherapy, virtual really, cerebral palsy e balance em ambas as combinações
durante a pesquisa. A RV permite criar uma terapia mais atraente e menos monótona,
e os resultados mostraram que é um recurso eficaz para o ganho de equilíbrio e ganho
motor em pacientes com PC. A intervenção fisioterapêutica utilizando Realidade
Virtual como instrumento principal de terapia é uma técnica eficaz quanto a ganho de
equilíbrio em crianças com P.C.