Centro Universitário UNIFAFIBE

Educação científica nos anos iniciais Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor MANOEL, Paulo Afonso Franzon
dc.contributor.author SOUZA, Bruna Fernandes de
dc.date.accessioned 2019-01-29T17:31:01Z
dc.date.available 2019-01-29T17:31:01Z
dc.date.issued 2018-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/101
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Científica contribui de forma expressiva na formação do discente, sobretudo no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo do estudante. Nesse sentido, faz-se necessário que o professor promova a realização de experimentos, que permitam que a criança formule hipóteses, teste e verifique, na prática, a validade dos conceitos iniciais e tire as próprias conclusões, a partir dos resultados. Tal vivência permite que o estudante amplie a percepção do mundo que o cerca e, por esse motivo, o presente trabalho tem, por objetivo, fazer uma análise sobre a contribuição do ensino de Física para o desenvolvimento crítico-reflexivo de crianças. Então, foram realizados experimentos físicos baseados em situações-problema, com uma turma de 5º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Os resultados demonstram que as crianças ampliaram o vocabulário, estabeleceram relações coerentes entre conteúdos que antes não eram relacionados e passaram a questionar a operação de sistemas físicos, formulando hipóteses, em alguns casos. Portanto, os estudantes do Ensino Fundamental são capazes de assimilar conceitos de Física de forma satisfatória, bem como de fazer questionamentos sobre o mundo ao seu redor. Logo, o ensino de conteúdos de Física é possível no Ensino Fundamental I e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo de crianças. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Educação Científica pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title Educação científica nos anos iniciais Ensino Fundamental pt_BR
dc.title.alternative Scientific education for children of the elementary school pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account