dc.description.abstract |
A Educação Científica contribui de forma expressiva na formação do discente, sobretudo no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo do estudante. Nesse sentido, faz-se necessário que o professor promova a realização de experimentos, que permitam que a criança formule hipóteses, teste e verifique, na prática, a validade dos conceitos iniciais e tire as próprias conclusões, a partir dos resultados. Tal vivência permite que o estudante amplie a percepção do mundo que o cerca e, por esse motivo, o presente trabalho tem, por objetivo, fazer uma análise sobre a contribuição do ensino de Física para o desenvolvimento crítico-reflexivo de crianças. Então, foram realizados experimentos físicos baseados em situações-problema, com uma turma de 5º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Os resultados demonstram que as crianças ampliaram o vocabulário, estabeleceram relações coerentes entre conteúdos que antes não eram relacionados e passaram a questionar a operação de sistemas físicos, formulando hipóteses, em alguns casos. Portanto, os estudantes do Ensino Fundamental são capazes de assimilar conceitos de Física de forma satisfatória, bem como de fazer questionamentos sobre o mundo ao seu redor. Logo, o ensino de conteúdos de Física é possível no Ensino Fundamental I e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo de crianças. |
pt_BR |