É essencial que a leitura seja iniciada desde a educação infantil, devendo ser considerada para enriquecer o potencial linguístico, contudo é importante destacar que, para isto, a criança deve criar vínculos com os diversos ...
O conto de fada é considerado como um gênero textual muito conhecido e apreciado por muitas crianças e adultos há muitos anos, funcionando como uma importante “ferramenta” de aprendizagem social e cognitiva. Trabalhá-lo ...
O presente trabalho busca investigar as percepções de docentes acerca das datas comemorativas nos anos iniciais do ensino fundamental para discutir a maneira que os pedagogos introduzem e desenvolvem a temática da "cultura", ...
O presente artigo discorre sobre a educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, se ela deve acontecer no ensino regular ou no ensino especial. Este artigo apresenta dados acerca da legislação que se refere ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução da avaliação na Educação Infantil, considerando as recomendações legais e a perspectiva das professoras desta etapa de ensino, comparando as diferentes propostas ...
A afetividade é um termo que designa os fenômenos afetivos presentes nas relações sociais, inclusive nas relações escolares. A afetividade está presente na Educação Infantil com o intuito de aprimorar o processo ...
A infância é uma fase essencial no desenvolvimento humano. Sendo assim, todas as experiências, vivências, hábitos e interações devem ser de qualidade para estimular e conduzir o desenvolvimento físico, cognitivo, social e ...
No Brasil a educação é declarada como direito de todos (BRASIL,1998), inclusive das pessoas com necessidades especiais. Diante desta realidade, se faz necessário a construção de um ambiente inclusivo que possibilite situações ...
O presente estudo investiga os temas transversais, suas origens, conceituações e normatização. Além disso, estabelece um diálogo entre tais temas e as práticas em sala de aula, a fim de verificar se os temas transversais ...
A presente pesquisa objetiva investigar como as relações afetivas contribuem para o processo ensino-aprendizagem, tendo em vista que o educando requer a participação ativa no seu desenvolvimento humano e integral e, o ...
Este artigo traz à tona alguns problemas enfrentados no sistema educacional brasileiro, ocasionados pela desigualdade social que se faz tão presente no país, tendo em vista que muitas pessoas são impedidas de serem indivíduos ...
O presente artigo visa apresentar uma revisão da literatura sobre questões relacionadas ao cyberbullying objetivando investigar os efeitos gerados pela violência virtual ocasionada por essa prática no ambiente escolar, ...
LEÃO, Eduarda de Cássia Gimenes; OLIVEIRA, Flavia Fernanda da Costa de(2020-12)
O presente estudo procura investigar as relações dos espaços escolares com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil tendo como finalidade a discussão sobre as possibilidades de seus efeitos sobre esse desenvolvimento ...
O presente projeto investigar as estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem com alunos diagnosticados com TDHA (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) considerando sua aprendizagem. ...
O presente estudo tem como assunto central análise sobre a utilização das tecnologias digitais na educação infantil objetivando investigar suas possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nessa faixa ...
PAULA, Ana Paula Bertunes de; BARBOSA, Estéfani dos Santos(2020-12)
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um atendimento essencial realizado na Sala de Recursos Multifuncionais, oferecido nas escolas regulares para crianças com necessidades educacionais especiais, zelando sempre ...
Sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos dias atuais, entende-se que, na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, não acontece diferente das demais, também é preciso que seja gerada a aprendizagem ...
O objetivo deste trabalho foi observar como as atividades lúdicas promovem e estimulam o desenvolvimento dos alunos com transtorno do espectro autista (TEA), investigando como a atividade lúdica favorece o desenvolvimento ...
O presente artigo teve como objetivo verificar como as atividades de movimento são desenvolvidas na Educação Infantil por profissionais de Educação Física e por Pedagogos. O método utilizado foi a pesquisa de campo. ...
A abertura política resultante da queda do regime militar no Brasil abriu margem para que discussões a respeito do ambiente escolar e suas implicações pudessem ser estabelecidas no cenário educacional. Além disso, documentos ...