Abstract:
A infância é uma fase essencial no desenvolvimento humano. Sendo assim, todas as experiências, vivências, hábitos e interações devem ser de qualidade para estimular e conduzir o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Neste sentido, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, se torna essencial no estímulo ao potencial infantil. Entre as práticas pedagógicas presentes nessa etapa de ensino, destacamos a contação de história que integra a literatura infantil e o lúdico, de forma a contribuir com o desenvolvimento de habilidades linguísticas, comunicativas e do imaginário da criança. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo: analisar as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento infantil e compreender como a prática de contação de histórias, na Educação Infantil, pode impulsionar e estimular o desenvolvimento da criança. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores que já discorreram sobre o tema, tais como Abramovich (2001), Coelho (2000), Brandão e Rosa (2016), entre outros e também, em documentos norteadores da educação brasileira, que ressaltam a importância da contação de histórias e da literatura infantil para o processo de ensino-aprendizagem. Em nossa conclusão apresentamos o papel do professor nesse contexto e dicas de como este profissional pode explorar a contação de histórias na Educação Infantil.