Abstract:
No Brasil a educação é declarada como direito de todos (BRASIL,1998), inclusive das pessoas com necessidades especiais. Diante desta realidade, se faz necessário a construção de um ambiente inclusivo que possibilite situações reais de aprendizagem e desenvolvimento a esses indivíduos por meio da Educação Especial e pelas adaptações de acesso ao currículo, principalmente as relacionadas aos materiais didáticos utilizados pelos professores como instrumento de trabalho pedagógico, oportunizando ao aluno a possibilidade de acompanhar as atividades trabalhadas em sala de forma equitativa. Desta maneira o presente trabalho após uma retomada histórica, discussão de conceito importantes e apontamento de algumas adequações necessárias ao processo de inclusão, tem como objetivo: analisar uma prática inclusiva, identificar estratégias de adequações didáticas e obter a perspectiva docente a respeito do projeto inclusivo e essas adaptações, para isso realizamos uma investigação de natureza qualitativa, com caráter exploratório descritivo, por meio de observação da prática docente e entrevista com uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados com base em autores como: Goffredo (1999), Aranha (2000), Mantoan (2000), Garcia (2007), Heredero (2010), Garcia (2011).