dc.description.abstract |
A discriminação racial está presente no cotidiano escolar e influencia negativamente no processo de ensino-aprendizagem e na vida pessoal do aluno, situação que exige da escola o desenvolvimento de ações e intervenções que possam combater conflitos raciais e, ao mesmo tempo, promover a inclusão. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar tal influência na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno e os desafios para suprimir as práticas excludentes em sala de aula. Para a fundamentação teórica da pesquisa, recorreu-se a referenciais como Andrade (2005), Gomes (2005), Lopes (2007) e Silva (2008), enquanto que a pesquisa de campo desenvolveu-se por meio da aplicação de questionário a professores de uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Monte Azul Paulista/SP. Por meio da análise acerca da percepção do grupo de professores colaboradores sobre a temática deste estudo, observou-se a necessidade de associar a prática docente com o combate à discriminação, demanda que exige a qualificação dos profissionais da educação para que possam desenvolver ações educativas no cotidiano escolar, bem como promover intervenções quando necessário. Conclui-se que a abordagem da referida temática é de suma importância, tendo em vista a necessidade de se ampliar o conhecimento sobre os efeitos das ações discriminatórias presentes na sala de aula e na vida do aluno. |
pt_BR |