dc.contributor.advisor |
MATZNER, Andreia Cristina |
|
dc.contributor.author |
ZAMBELLE, Jéssica Aparecida |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-29T22:06:57Z |
|
dc.date.available |
2019-01-29T22:06:57Z |
|
dc.date.issued |
2018-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/120 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO
A presente pesquisa objetivou discutir o uso do espelho como um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança. O método utilizado foi a pesquisa de campo. Participaram do estudo 10 escolas municipais de Educação Infantil. Os resultados mostram que a maioria das escolas visitadas possui espelhos na sala de aula. No entanto, verificou-se que, dentre as salas de aulas que possuem espelhos, em cinco escolas eles estão fixados de maneira correta e em 4 escolas os espelhos não estão dispostos de maneira adequada. Conclui-se que o ambiente considerado, ideal para atender as necessidades da criança, deve garantir oportunidades de expressão a partir de variados recursos onde as mesmas podem se expressar e agir com autonomia. Nesse sentido, o espelho é um instrumento que influencia gestos e comportamentos das crianças proporcionando momentos de descobertas a partir de seus próprios sentimentos, expressões, e, também, oferece ao professor diversas possibilidades de intervenção. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Esquema Corporal |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Espelho - Educação |
pt_BR |
dc.title |
O uso do espelho na educação infantil: um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of mirrors in children's education: an important resource for the development of the corporal awareness of children |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |