Centro Universitário UNIFAFIBE

O uso do espelho na educação infantil: um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança

Show simple item record

dc.contributor.advisor MATZNER, Andreia Cristina
dc.contributor.author ZAMBELLE, Jéssica Aparecida
dc.date.accessioned 2019-01-29T22:06:57Z
dc.date.available 2019-01-29T22:06:57Z
dc.date.issued 2018-04
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/120
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A presente pesquisa objetivou discutir o uso do espelho como um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança. O método utilizado foi a pesquisa de campo. Participaram do estudo 10 escolas municipais de Educação Infantil. Os resultados mostram que a maioria das escolas visitadas possui espelhos na sala de aula. No entanto, verificou-se que, dentre as salas de aulas que possuem espelhos, em cinco escolas eles estão fixados de maneira correta e em 4 escolas os espelhos não estão dispostos de maneira adequada. Conclui-se que o ambiente considerado, ideal para atender as necessidades da criança, deve garantir oportunidades de expressão a partir de variados recursos onde as mesmas podem se expressar e agir com autonomia. Nesse sentido, o espelho é um instrumento que influencia gestos e comportamentos das crianças proporcionando momentos de descobertas a partir de seus próprios sentimentos, expressões, e, também, oferece ao professor diversas possibilidades de intervenção. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Esquema Corporal pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Espelho - Educação pt_BR
dc.title O uso do espelho na educação infantil: um importante recurso para o desenvolvimento do esquema corporal da criança pt_BR
dc.title.alternative The use of mirrors in children's education: an important resource for the development of the corporal awareness of children pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account