dc.description.abstract |
A educação contemporânea é marcada por uma série de mudanças no perfil do aluno, situação que exige do docente a busca por diferentes recursos e metodologias que possam favorecer uma maior participação do educando e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho desenvolveu-se por meio de estudo bibliográfico, visando a fundamentar teoricamente a pesquisa de campo, desenvolvida com a aplicação de um questionário a um grupo de professores de uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do interior paulista. Observou-se a existência de uma diversidade de procedimentos por parte dos professores, no que se refere às intervenções realizadas antes, durante ou após a exibição do filme, assim como sobre a escolha de títulos, gêneros e metragens dos filmes utilizados. Verificou-se ainda a persistência de algumas ressalvas quanto ao referido recurso didático, nas quais se inclui a questão da organização do tempo pedagógico e, também, a falta de formação específica sobre a temática em questão. Conclui-se que o filme pode ser visto como uma ferramenta didática de significativa importância se for utilizada corretamente, pois além de enriquecer os conteúdos apresentados, pode favorecer a construção do conhecimento de modo prazeroso. |
pt_BR |