Centro Universitário UNIFAFIBE

A linguagem cinematográfica em sala de aula: percepções de docentes acerca do uso do filme como recurso didático nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author PEREIRA, Cláudia Roberta da Cruz
dc.date.accessioned 2019-01-29T23:34:29Z
dc.date.available 2019-01-29T23:34:29Z
dc.date.issued 2018-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/125
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A educação contemporânea é marcada por uma série de mudanças no perfil do aluno, situação que exige do docente a busca por diferentes recursos e metodologias que possam favorecer uma maior participação do educando e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho desenvolveu-se por meio de estudo bibliográfico, visando a fundamentar teoricamente a pesquisa de campo, desenvolvida com a aplicação de um questionário a um grupo de professores de uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental de um município do interior paulista. Observou-se a existência de uma diversidade de procedimentos por parte dos professores, no que se refere às intervenções realizadas antes, durante ou após a exibição do filme, assim como sobre a escolha de títulos, gêneros e metragens dos filmes utilizados. Verificou-se ainda a persistência de algumas ressalvas quanto ao referido recurso didático, nas quais se inclui a questão da organização do tempo pedagógico e, também, a falta de formação específica sobre a temática em questão. Conclui-se que o filme pode ser visto como uma ferramenta didática de significativa importância se for utilizada corretamente, pois além de enriquecer os conteúdos apresentados, pode favorecer a construção do conhecimento de modo prazeroso. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Filmes pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.title A linguagem cinematográfica em sala de aula: percepções de docentes acerca do uso do filme como recurso didático nos anos iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.title.alternative the cinematographic language in the classroom: perceptions of teachers about the use of film as a didactic resource in the first years of elementary school pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account