Abstract:
A educação contemporânea deve ser vista como o resultado de um processo de mudanças ocorridas ao longo do tempo, tornando-se fundamental para a compreensão da realidade em que vivemos. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou analisar o perfil dos alunos de uma unidade escolar localizada no município de Bebedouro, São Paulo, no período dos anos de 1950. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorreu-se inicialmente à pesquisa bibliográfica tendo como referenciais: Souza (1998), Bencostta (2011) e Bray (2011), entre outros, e, posteriormente, realizou-se uma pesquisa documental, por meio da coleta de dados em Livros de Matrículas da época e que se encontram disponíveis no acervo da referida escola. Observou-se que o contexto analisado foi marcado por uma série de transformações no município, as quais podem ser percebidas por meio da análise dos dados, que revelaram, por exemplo, a significativa influência das atividades agrícolas e das empresas ferroviárias, tendo em vista a observação dos locais de moradia e das profissões dos pais dos alunos. Conclui-se que a investigação acerca da história da educação permite estabelecer relações com a história local, o que possibilita a percepção sobre as mudanças econômicas e sociais ocorridas em dado período.