Centro Universitário UNIFAFIBE

As escolas militarizadas combatem a violência escolar? Uma análise sobre o conceito de violência sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Theodor Adorno

Show simple item record

dc.contributor.advisor FERREIRA, Rafael dos REIS
dc.contributor.author PARO, Thais Pereira
dc.date.accessioned 2019-01-30T16:04:59Z
dc.date.available 2019-01-30T16:04:59Z
dc.date.issued 2017-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/138
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract De alguns anos para cá se observam índices preocupantes de violência na sociedade que adentram nas escolas, atingindo seus alicerces. Isso tem feito com que as escolas deixem de representar um local para a realização das condições plenas de aprendizagem. A problemática da violência na escola passou a ser tratada por alguns como assunto de segurança pública, penetrando na pedagogia escola, fazendo-se repensar métodos, teorias e o ideal de formação de um ser humano. Isso fortificou os laços entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública em diversas regiões do Brasil, principalmente nas periferias das grandes cidades. É cada vez mais comum assinaturas de termos de cooperação mútua para combater a violência nas escolas, colocando especialistas sobre o assunto da indisciplina para assumirem a gestão escolar, com propósito de promover saberes idealizadores da ordem e do respeito às autoridades. A partir de então surgiram diversas escolas públicas que passaram a ser conhecidas como Colégio da Polícia pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject Escolas Militar pt_BR
dc.subject hierarquia e poder pt_BR
dc.title As escolas militarizadas combatem a violência escolar? Uma análise sobre o conceito de violência sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Theodor Adorno pt_BR
dc.title.alternative The militarized schools fight the school violence? an analysis of the concept of violence from the perspective of Pierre Bourdieu, Michel Foucault and Theodor Adorno pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account