dc.contributor.advisor |
FERREIRA, Rafael dos REIS |
|
dc.contributor.author |
PARO, Thais Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-30T16:04:59Z |
|
dc.date.available |
2019-01-30T16:04:59Z |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/138 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
De alguns anos para cá se observam índices preocupantes de violência na sociedade que adentram nas escolas, atingindo seus alicerces. Isso tem feito com que as escolas deixem de representar um local para a realização das condições plenas de aprendizagem. A problemática da violência na escola passou a ser tratada por alguns como assunto de segurança pública, penetrando na pedagogia escola, fazendo-se repensar métodos, teorias e o ideal de formação de um ser humano. Isso fortificou os laços entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública em diversas regiões do Brasil, principalmente nas periferias das grandes cidades. É cada vez mais comum assinaturas de termos de cooperação mútua para combater a violência nas escolas, colocando especialistas sobre o assunto da indisciplina para assumirem a gestão escolar, com propósito de promover saberes idealizadores da ordem e do respeito às autoridades. A partir de então surgiram diversas escolas públicas que passaram a ser conhecidas como Colégio da Polícia |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Violência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Militar |
pt_BR |
dc.subject |
hierarquia e poder |
pt_BR |
dc.title |
As escolas militarizadas combatem a violência escolar? Uma análise sobre o conceito de violência sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Theodor Adorno |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The militarized schools fight the school violence? an analysis of the concept of violence from the perspective of Pierre Bourdieu, Michel Foucault and Theodor Adorno |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |