dc.contributor.advisor |
FERREIRA, Rafael dos Reis |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, Suellen Aparecida Webber dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-30T16:31:27Z |
|
dc.date.available |
2019-01-30T16:31:27Z |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/144 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um dos principais objetivos da escola é a formação de sujeitos críticos, que pensem por si mesmos e que sejam capazes de exercer, com isso, a sua cidadania. O sujeito que se torna capaz de pensar por si próprio é, por excelência, um sujeito autônomo. Dada a importância da autonomia para o desenvolvimento do sujeito abordamos, no presente artigo, a seguinte questão: como o sujeito se torna moralmente autônomo? Diante dessa questão, nosso objetivo é explicar como se forma a autonomia no ser humano, em especial na criança, já que está na criança a origem da formação moral do homem. Para desenvolver nosso estudo, assumiremos a Epistemologia Genética de Jean Piaget como referencial teórico. O presente trabalho permitiu-nos constatar como ocorre a construção da autonomia moral na criança, compreendendo os estágios que ela percorre, as características de cada um destes estágios e como as interações, as formas de relação, interferem nesse desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia. |
pt_BR |
dc.subject |
Heteronomia |
pt_BR |
dc.subject |
Anomia |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre a gênese da autonomia moral na criança sob a perspectiva da epistemologia genética |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study of the genesis of moral autonomy in children from the Perspective of genetic epistemology |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |