dc.contributor.advisor |
NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati |
|
dc.contributor.author |
Priscila Aparecida Lemes da, SILVA |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-30T17:10:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-30T17:10:11Z |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/153 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo analisa o papel da linguagem e das interações sociais a partir do pensamento de Vygotsky, tendo como base o ensino dos gêneros textuais. O trabalho está voltado para compreender a teoria sociocultural como embasamento para uma prática transformadora, em que o gênero textual passa a ser prova da eficácia da prática social na construção do conhecimento em sala de aula, uma vez que as interações sociais ocorrem a partir de textos que aparecem em nossa cultura. Assim, a pesquisa, também apoiada nas ideias de Schneuwly e Dolz (2013), constata a relevância do contato dos alunos com os vários agrupamentos de gêneros textuais organizados a partir de sequências didáticas e, a partir disso, reflete sobre a diversidade de textos como formas de aprendizagem nas diferentes situações de comunicação no cotidiano. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Vygotsky |
pt_BR |
dc.subject |
Interação social |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual |
pt_BR |
dc.title |
Linguagem, interação social e a prática de ensino dos gêneros textuais a partir das contribuições de Vygotsky |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Language, social interaction and teaching practice of textual genres from Vygotsky's contributions |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |