Centro Universitário UNIFAFIBE

Linguagem, interação social e a prática de ensino dos gêneros textuais a partir das contribuições de Vygotsky

Show simple item record

dc.contributor.advisor NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati
dc.contributor.author Priscila Aparecida Lemes da, SILVA
dc.date.accessioned 2019-01-30T17:10:11Z
dc.date.available 2019-01-30T17:10:11Z
dc.date.issued 2017-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/153
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa o papel da linguagem e das interações sociais a partir do pensamento de Vygotsky, tendo como base o ensino dos gêneros textuais. O trabalho está voltado para compreender a teoria sociocultural como embasamento para uma prática transformadora, em que o gênero textual passa a ser prova da eficácia da prática social na construção do conhecimento em sala de aula, uma vez que as interações sociais ocorrem a partir de textos que aparecem em nossa cultura. Assim, a pesquisa, também apoiada nas ideias de Schneuwly e Dolz (2013), constata a relevância do contato dos alunos com os vários agrupamentos de gêneros textuais organizados a partir de sequências didáticas e, a partir disso, reflete sobre a diversidade de textos como formas de aprendizagem nas diferentes situações de comunicação no cotidiano. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Vygotsky pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.title Linguagem, interação social e a prática de ensino dos gêneros textuais a partir das contribuições de Vygotsky pt_BR
dc.title.alternative Language, social interaction and teaching practice of textual genres from Vygotsky's contributions pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account