dc.description.abstract |
O desenvolvimento do juízo ético e moral da criança constituem elementos essenciais para o estabelecimento da relação com o outro, visto que a sociedade é conduzida por princípios e valores que a permeiam e a todos nela inseridos. Sendo assim, o estudo teve como objetivo verificar a contribuição da escola para o desenvolvimento de tais juízos, dada a importância dessa instituição na formação da criança, que passa um extenso período nos limites de seu espaço físico; além de discutir estratégias de trabalho pedagógico por parte do professor para o ensino de juízos éticos e morais nos educandos. Por meio dessa perspectiva, o trabalho realizado nessa pesquisa possui uma proporção explicativa, visto que é possível verificar os fatores, através dos dados bibliográficos, que conduzem ao desenvolvimento de tais juízos em questão, além das práticas que podem ser efetuadas, com o objetivo de levar à integração da criança numa sociedade pautada por regras. Para isso, a pesquisa adotou a metodologia de revisão da literatura, buscando o posicionamento de autores como Piaget (1994), La Taille (1992, 2006), Araújo (1996, 1999), além de artigos e demais materiais publicados sobre o tema. Observou-se, por meio dos estudos bibliográficos que o papel da escola e do professor são imprescindíveis para a formação do juízo ético e moral da criança, desde que seja criado um ambiente de ensino democrático, que propicie a realização do trabalho do professor de forma a promover relações que sejam, de fato, de respeito mútuo, que levam a criança a conhecer e praticar os princípios de justiça e igualdade. Portanto, a escola torna-se a grande responsável, embora não a única, pelo procedimento de formação da postura da criança como cidadãos conscientes, íntegros e capazes do convívio de forma adequada em sociedade. |
pt_BR |