Abstract:
O tema da formação de professores é uma problemática constante, pois é a partir da contribuição desses profissionais que se projetam as mudanças e transformações nos indivíduos e sociedades, tendo o professor como principal agente e mobilizador destas aspirações. Desse modo, nesse trabalho foi feita uma análise e investigação sobre as prerrogativas que pairam sobre a formação de professores e qual o perfil ideal do profissional da Educação Infantil. Essa pesquisa tem como objetivo analisar e esclarecer aspectos e fenômenos acerca da formação de professores e sua relevância no processo de desenvolvimento do indivíduo durante todo o processo de escolarização. A pesquisa bibliográfica é de natureza qualitativa com destaque para os referenciais teóricos: Delors (2004), Tardif (2002), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Referencial Curricular Nacional (1998), Base Nacional Comum Curricular (2018). Observou-se que, os profissionais da educação, em especial da Educação Infantil, devem com responsabilidade comprometer-se com o indivíduo, pois,é neste estágio que a criança inicia todo seu processo educacional e cabe ao professor de modo integrado, contemplar a escolarização e o desenvolvimento integral da criança.