Abstract:
O bullying é um problema mundial e pode ocorrer em vários setores da atividade humana. O bullying, geralmente, é estudado de duas formas: o bullying praticado na escola e aquele praticado no trabalho. No Brasil, enquanto o assunto vem ganhando espaço na mídia, as pesquisas e a atenção ao tema ainda estão passando por um estágio inicial. Desse modo, nesse trabalho foi feita uma investigação sobre o bullying escolar, um tipo de violência que sempre ocorreu, mas que somente agora vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos. Esta pesquisa tem como objetivo esclarecer os fatos relacionados ao bullying escolar, pois o conhecimento do tema para os professores e funcionários, é indispensável para o efetivo combate do problema, além disso este trabalho ressalta a necessidade das famílias e, principalmente da escola, no enfrentamento dessa violência o bullying. A pesquisa bibliográfica é de natureza qualitativa com destaque para os referenciais teóricos: Fante ( 2005), Chalita ( 2008), Fante e Pedra ( 2008). A partir disso, observa-se que os profissionais da educação, especialmente, os professores devem se atentar a essas práticas cotidianamente no ambiente pedagógico bem como a escola ser um local seguro que acolha, por meio de estratégias adequadas, as diferenças e ensinem os educados a lidarem com elas de forma humanizadora.