Abstract:
O estudo visa abordar sobre a Gestão Democrática por meio de uma das Instituições Auxiliares da Escola Pública, em específico, a Associação de Pais e Mestres (APM), com o objetivo de identificar o seu papel como instituição auxiliar da gestão escolar e compreendê-la como via deste processo de gestão democrática. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores como Abranches (2006), Andrade (2004), Libâneo (2004) e Luck (2006); além de análise da legislação vigente. Recorreu-se ainda a uma pesquisa documental mediante observação do estatuto e de atas da APM de uma determinada instituição de ensino da rede pública estadual paulista. Por meio da revisão da literatura foi possível compreender a origem da APM no contexto da gestão escolar, bem como a trajetória histórica que definiu suas funções ao longo do tempo, que resultou na ampliação do processo de integração família-escola-comunidade. Com a análise documental específica identificou-se as evidências da participação da APM e o cumprimento das suas devidas funções na prática. Concluiu-se que o fato de existir instituições auxiliares que podem colaborar com a gestão escolar nas tomadas de decisões, é de grande valia para o desenvolvimento da gestão democrática dentro do contexto escolar.