Abstract:
Este estudo objetivou discutir as contribuições da Contação de Histórias para o desenvolvimento das crianças, verificar os livros e as técnicas de contação de histórias utilizadas pelos professores que atuam em instituições de educação infantil, averiguar a opinião desses professores sobre o papel da contação de histórias. Participaram do estudo 20 pedagogos que atuam na educação infantil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os resultados mostram que a maioria dos professores (N=8) conta histórias cinco vezes na semana, e que os tipos de histórias mais trabalhados em sala de aula são os contos de fadas (N=19) e as fábulas (N=15). Em relação aos recursos utilizados para contar histórias na educação infantil, os mais citados foram: fantoches (N=19), livros (N=10) e caixa de histórias (N=6). Para finalizar, os professores apontaram que contar histórias contribui para a formação das crianças, principalmente, porque essa atividade desenvolve a imaginação (N=14), aprimora a linguagem oral (N=10) e enriquece o vocabulário (N=7). Conclui-se que a contação de histórias, além de ser uma atividade prazerosa, proporciona competências e habilidades que são importantes no processo futuro de alfabetização das crianças.