Abstract:
Não há como negar que, a cada dia que passa, a tecnologia e a informação chegam mais rápidas ao contato dos alunos, dentro e fora de sala; os alunos de hoje em dia não são mais os mesmos, o século XXI é marcado pelo desenvolvimento rápido, essa mudança de comportamento afeta diretamente a relação de aluno e professor. O presente trabalho tem como principal objetivo produzir reflexões acerca da influência do professor na aprendizagem e as inúmeras vantagens que as metodologias ativas e as tecnologias de informação e comunicação produzem ao educando no processo de ensino. A pesquisa realiza uma explicação do papel do educador diante das novas visões de mundo e possibilita entender a importância do uso de metodologias na ação educativa. Ocorre uma coleta de dados com base na opinião dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, visando obter informações, por meio de entrevistas, sobre os procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, além da exploração do levantamento e análise de relatórios e materiais coletados junto aos entrevistados. O levantamento de dados possibilitou a análise de respostas das docentes, o que indicou a importância das metodologias ativas de aprendizagem para o processo de alfabetização dos alunos, resultando, portanto, em uma transformação educativa.