Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo enfatizar as contribuições do lúdico no processo de ensino-aprendizagem para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é um transtorno neurológico que afeta crianças e adolescentes, e umas das características deste transtorno é a falta de atenção (desatenção), e agitação (hiperatividade).Este transtorno é observado por professores, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Isto acontece porque neste período é que se iniciam os primeiros processos de aprendizagem formal, de leitura e escrita, por exemplo. A partir disto, quando os alunos apresentam baixo nível de atenção e alto nivel em atividade como consequência apresentam dificuldade no processo inicial de alfabetização. Contudo, estudos apresentam que o lúdico pode ser um instrumento eficaz nesse processo de superação dos alunos. Os pontos principais apontados são o fato do jogo ser uma ferramenta na qual as crianças têm a possibilidade de reelaborar a realidade mentalmente, através da imitação, dos contos de fada, entre outros. Estudiosos como Kamii e DeVries (2009), Rangel (2010) e Macedo, Petty e Passos (2005) também apresentam o jogo como ferramenta de destaque para a promoção de concentração, de memória, de autonomia de pensamento, de aceitação de regras, fatores este de extrema importância para os aspectos emocionais, cognitivos e afetivos tão presentes no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Desta forma, o estudo consiste em