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Apresenta-se uma pesquisa que investigou o desenvolvimento da oralidade na Educação Infantil, compreendendo a contribuição das brincadeiras neste processo, bem como, pontuando o papel do professor nesta etapa de ensino. A oralidade é compreendida como a comunicação verbal de ideias, sentimentos, conhecimentos e interações do ser humano. Seu desenvolvimento está ligado aos estímulos, experiências e vivências oportunizadas pela família e na escola, que deve proporcionar a participação ativa dos alunos em diversas situações comunicativas, permitindo a explicitação de seus interesses e opiniões. Esse estudo objetivou compreender o desenvolvimento da oralidade na Educação Infantil a partir da análise do referencial teórico e demonstrar o papel das brincadeiras neste processo, pois ao brincar as crianças aprendem e se desenvolvem. Essa pesquisa possui caráter qualitativo, construída pela pesquisa bibliográfica, apoiada na análise interpretativa dos principais autores e orientações legais sobre a temática, considerando-se a perspectiva de Silva e Valiengo (2010), Marcuschi (2010), Lima (2013), Vygotsky (1987), bem como, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para a realização desta pesquisa relacionou-se as diversas orientações teóricas com as definições legais, construindo uma análise interpretativa. Entre os resultados apontamos a importância das brincadeiras de roda e as cantigas para o desenvolvimento da oralidade na Educação Infantil e o papel do docente para organizar e sistematizar situações estimulantes de aprendizagem e vivência. Com o trabalho foi possível concluir que exploração de brincadeira na Educação Infantil contribui de modo significativo para o desenvolvimento da capacidade de oralidade das crianças. |
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