Abstract:
A educação brasileira tem passado ao longo dos anos por transformações em diferentes âmbitos e apesar dos avanços percebidos, observa-se ainda a permanência de significativa evasão escolar, para a qual se apresentam as propostas de Educação de Jovens e Adultos – EJA, voltada para os indivíduos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. Com o objetivo de analisar o perfil dos alunos desta modalidade de ensino, o presente estudo desenvolveu-se por meio de pesquisa bibliográfica, de autores como Oliveira (1999), Sampaio (2009) e Freire (1987) e documentos oficiais. Para a identificação do perfil dos alunos no município de Bebedouro, SP, foi realizada uma categorização dos alunos matriculados na rede municipal de ensino conforme dados apresentados por Quessada (2015) e no Plano Municipal de Educação (2015). Por meio da análise dos dados, foi possível identificar que 59% dos alunos eram do sexo feminino; 63% casados; 22,7% com idade acima dos cinquenta anos. No campo do trabalho, 27% eram aposentados; 27% atuavam em serviços gerais; 21% dedicavam-se a serviços domésticos ou ―do lar‖ e 4,5% viviam ―de bicos‖. Quanto ao número de alunos, verificou-se que houve uma significativa redução no período entre 2010 e 2015, tendência que foi observada também em nível nacional. Conclui-se que a investigação permitiu estabelecer relações entre a realidade local e nacional, tendo em vista as percepções acerca das mudanças econômicas e sociais ocorridas em dado período.