Centro Universitário UNIFAFIBE

A dança no ambiente escolar: o papel das cantigas de roda nas instituições de educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor METZNER, Andreia C.
dc.contributor.author GOMES, Milena de Sousa
dc.date.accessioned 2019-01-31T22:51:29Z
dc.date.available 2019-01-31T22:51:29Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/211
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetivou apresentar as características históricas das danças, suas contribuições no âmbito educacional, discutir o papel das cantigas de rodas para a formação das crianças e as possibilidades de inserção na educação infantil. O método utilizado foi a Pesquisa Bibliográfica. Os principais autores que fundamentaram este trabalho foram: Brasil (1998), Marques (2005), Couri (2014), Bourcier (2006), Piaget (1971) e Farias (2013). Verificou-se que a dança na escola traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, por isso necessita ser valorizada no contexto escolar. Na educação infantil, a dança em forma de cantigas de roda, intensifica por meio da ludicidade os aspectos afetivos, sociais, psicológicos, motores e cognitivos das crianças. Conclui-se que as cantigas de roda necessitam ser trabalhadas de forma mais frequente e efetiva nesse nível de ensino. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário UNIFAFIBE pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Cantigas de Roda pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A dança no ambiente escolar: o papel das cantigas de roda nas instituições de educação infantil pt_BR
dc.title.alternative Dance in the school environment: the role of wheelchairs in children's education institutions pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account