Abstract:
A presente pesquisa tem como finalidade apontar os estudos realizados sobre a educação católica no Brasil do período colonial à contemporaneidade. Neste sentido, destaca-se que a história da educação é marcada pela forte influência da Igreja Católica, desde o período colonial, com a vinda de diversas congregações, entre elas a dos jesuítas que, por meio do método Ratio Studiorum, desenvolveu intenso trabalho de formação escolar e catequético, com a fundação de inúmeros colégios espalhados pelo território brasileiro. Apesar da expulsão destes religiosos em meados do século XVIII, a influência católica se manteve e foi oficializada durante o período do Império. A partir do final do século XIX, com a implantação do regime republicano e o surgimento de novas teorias educacionais, houve uma maior valorização da educação pública e laica, situação que enfrentou firme oposição dos católicos. Nas últimas décadas do século XX observou-se uma contínua crise na educação católica, situação que provocou o fechamento de muitas escolas confessionais. Diante do exposto, ressalta-se que esta pesquisa, de caráter bibliográfico, incluiu autores como Alves (2002), Aranha (1996) e Saviani (2008), entre outros. Posteriormente ao embasamento teórico, apresentam-se aspectos referentes a duas escolas confessionais católicas que continuam ativas no município de Bebedouro.