Abstract:
Esta pesquisa procura analisar e compreender os estudos teóricos sobre a importância da inserção da família na construção da Proposta Pedagógica da escola pública. Caracteriza-se pela compreensão de como as instituições escolares podem contribuir, por meio do plano de desenvolvimento curricular, para a participação, de forma efetiva e consciente, da família no cotidiano da vida escolar de seus filhos. Busca a reflexão, por meio do estudo de uma bibliografia especializada sobre o tema, dos desafios enfrentados na elaboração e organização de novas ações, de forma coletiva, da Proposta Pedagógica, compreendendo a escola como espaço participativo, em que a instituição, formada por diferentes segmentos, acredita na importância de todos os envolvidos no processo educativo, promovendo assim a participação de todos nesse processo, entre eles, a família. Para isso, a pesquisa adotou a metodologia de revisão da literatura, buscando o posicionamento dos autores como Gadotti (2007), Paro (2001), Veiga (1997), Vasconcellos (2013), além de artigos e demais materiais publicados sobre o tema. Observou-se, no decorrer do estudo, que a escola, enquanto inserida dentro de um contexto social, ou seja, na comunidade ao seu redor, deve levar em consideração esse fator, da realidade em que a permeia, para que assim, a gestão escolar possa encontrar caminhos para que ocorra uma participação coletiva, de forma democrática e consciente