Abstract:
Sabe-se que as escolas têm enfrentado diversos desafios na prática de leitura, mas este é essencial para a cidadania, já que o mundo contemporâneo pressupõe a interpretação de diversos textos em que encontramos no nosso dia a dia. Diante deste contexto, a implementação de estímulos de leitura na Educação Infantil, para crianças de 0 a 18 meses, pode ser fundamental para que possa estimular a criatividade, imaginação e interesse destas pelo mundo literário. Desta forma, apresentamos um estudo bibliográfico, no qual se pesquisou as recomendações teóricas para o trabalho de estímulo da imaginação através da leitura aos bebês, visando atingir os seguintes objetivos: compreender os benefícios dos estímulos à leitura aos bebês, bem como compreender como este possibilita o desenvolvimento integral da criança e identificar as melhores estratégias docentes para introduzir a leitura na Educação Infantil, focando as crianças de 0 a 18 meses de idade. Para isso consideramos a perspectivas dos seguintes autores Amorim e Farago (2015); Freire (1982), entre outros; bem como, as recomendações legais, com destaque para os Referencias Curriculares da Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa possui cunho qualitativo e pauta-se na análise interpretativa das orientações teóricas indicadas. Entre os resultados observados apontamos que a leitura tem um papel fundamental para a vida do bebê, sendo que estes estímulos podem resultar em um desenvolvimento garantido e saudável futuramente para estes pequenos sujeitos, possibilitando também a construção de identidade e autonomia.