Centro Universitário UNIFAFIBE

O papel da família na aprendizagem da fase pré-escolar

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author SALES, Pamela Nascimento
dc.date.accessioned 2019-02-01T15:20:33Z
dc.date.available 2019-02-01T15:20:33Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/219
dc.description Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A família é a primeira experiência social que a criança possui, é no ambiente familiar que acontece as primeiras interações sociais e que se estabelece os primeiros laços afetivos que são imprescindíveis à sobrevivência dos bebês. Sendo assim, as primeiras experiências escolares das crianças, que em geral ocorrem na Educação Infantil, deve ser realizada com o apoio e a participação da família, para permitir a consolidação do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa visa ressaltar o papel da família no processo de ensino-aprendizagem considerando a fase pré-escolar, bem como compreender o papel do professor como mediador da relação escola-família, e analisar as recomendações para o estreitamento da relação escola-família na Educação Infantil. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, pauta-se numa análise interpretativa das orientações teóricas e das recomendações legais, com destaque para os seguintes autores BORGES (2003), SILVIA (2013) e BARBOSA e HORN (2007) e também as recomendações legais previstas nos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Entre os resultados observados destacamos que a presença da família na etapa da Educação Infantil é imprescindível para o pleno estabelecimento de um processo de ensino-aprendizagem prazerosa, que promova um alicerce seguro para o desenvolvimento do ser humano, de forma a estimular a aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.title O papel da família na aprendizagem da fase pré-escolar pt_BR
dc.title.alternative The role of the family in pre-school please learning pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account