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A família é a primeira experiência social que a criança possui, é no ambiente familiar que acontece as primeiras interações sociais e que se estabelece os primeiros laços afetivos que são imprescindíveis à sobrevivência dos bebês. Sendo assim, as primeiras experiências escolares das crianças, que em geral ocorrem na Educação Infantil, deve ser realizada com o apoio e a participação da família, para permitir a consolidação do processo de ensino-aprendizagem.
Sendo assim, a presente pesquisa visa ressaltar o papel da família no processo de ensino-aprendizagem considerando a fase pré-escolar, bem como compreender o papel do professor como mediador da relação escola-família, e analisar as recomendações para o estreitamento da relação escola-família na Educação Infantil. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, pauta-se numa análise interpretativa das orientações teóricas e das recomendações legais, com destaque para os seguintes autores BORGES (2003), SILVIA (2013) e BARBOSA e HORN (2007) e também as recomendações legais previstas nos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Entre os resultados observados destacamos que a presença da família na etapa da Educação Infantil é imprescindível para o pleno estabelecimento de um processo de ensino-aprendizagem prazerosa, que promova um alicerce seguro para o desenvolvimento do ser humano, de forma a estimular a aprendizagem. |
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