Abstract:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada aos sujeitos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade considerada apropriada, e busca assim, promover a inclusão social destas pessoas. Neste sentido, o presente trabalho, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, objetiva analisar as percepções dos docentes da EJA sobre as influências do educador Paulo Freire e sua concepção de educação libertadora no processo de ensino aprendizagem. Para a fundamentação teórica da pesquisa, recorreu-se a referenciais como Aranha (1996), Freire (2005), Gadotti (2001) e Saviani (2008). Em seguida, foram aplicados questionários a seis docentes do referido segmento educacional em uma escola de um município do interior paulista. Por meio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes colaboradores avaliam positivamente as influências do pensamento freireano, assim como reconhecem a importância desta modalidade de ensino e a necessidade de que as práticas pedagógicas implementadas em sala de aula sejam específicas de acordo com o perfil dos alunos. Conclui-se que a abordagem do tema investigado é de suma importância, tendo em vista a significativa contribuição da pedagogia freireana na educação nacional e em especial no campo da Educação de Jovens e Adultos.