Abstract:
O presente trabalho busca apresentar como a música é um instrumento enriquecedor e fundamental para as crianças, propiciando situações prazerosas e encantadoras durante o processo de aprendizagem. É também um recurso muito importante para o professor na Educação Infantil, visto a diversidade de atividades práticas que podem ser desenvolvidas. Porém, muitos educadores acabam tornando este ensino uma ação mecânica, reproduzindo apenas músicas prontas, delimitando, assim, a aprendizagem das crianças no sentido de se expressar, criar, inovar, ou seja, de se tornar ativa no processo do seu desenvolvimento. Com isso, acaba deixando de lado as diversas possibilidades de se trabalhar com a música, de criar e inventar meios para a realização musical. Diante isto, o objetivo deste trabalho é destacar os benefícios e a importância da música na construção do conhecimento da criança. Para isso, o trabalho adotou-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com teor exploratório e explicativo, fundamentado nos seguintes autores: Brito (2003), Bueno (2011), Bueno (2012), Ferreira (2002), Jeandot (1997) e demais materiais produzidos referentes ao tema. O trabalho em si contribui para que os profissionais da educação de um modo geral reflitam sobre a importância da música no processo de ensino aprendizagem, na qual precisa ser trabalhada de forma estruturada e planejada, tornado assim o ensino da música uma concepção construtiva do aprender da criança, de forma lúdica e prática. Pode-se concluir através do trabalho que o ensino musical, trabalhado de forma correta, traz diversas contribuições para o processo de ensino aprendizagem das crianças, se tornando então uma ferramenta indispensável que auxilia o professor em seu trabalho pedagógico.