Abstract:
A afetividade é um termo bem recorrente na Educação Infantil, pois o desenvolvimento da criança pequena demanda cuidados e o estabelecimento de laços afetivos entre professor e aluno. De maneira sistematizada, a presente pesquisa visa ressaltar a contribuição da afetividade, no ambiente escolar, para o desenvolvimento pleno das crianças, bem como compreender o papel do professor como mediador e construtor desse ambiente, observando as recomendações para a promoção de um ambiente propício para a aprendizagem dos educandos. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, pauta-se numa análise interpretativa das orientações teóricas indicadas e das recomendações legais, com destaque para os seguintes autores Wallon (1975), Galvão (1995), Almeida (1999), Rossi (2009) e também as recomendações legais previstas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e na BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2017). Observamos que a afetividade é um alicerce fundamental para o desenvolvimento do ser humano, permitindo assim uma construção de conhecimento saudável e efetiva. Tal como é defendido nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998) “a educação para as crianças pequenas deve promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando que está é um ser completo e indivisível”.