Abstract:
Neste artigo apresentamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa investigar as recomendações legais e teóricas para o desenvolvimento de um trabalho educativo com os bebês, nas instituições de Educação Infantil. Esta pesquisa objetiva compreender e identificar as recomendações legais e teóricas para o trabalho com bebês, compreendendo assim os conteúdos destacados para essa faixa etária e as orientações em torno do período de adaptação dos bebês na realidade escolar. Assim, compreendemos o período de adaptação dos bebês como o período inicial de inserção do bebê à realidade escolar, no qual se configura um processo de separação entre a mãe e o bebê, bem como, identificamos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a faixa etária dos bebês apresentados pela BNCC. Essa pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvendo-se uma análise interpretativa de documentos legais, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (1998) e de compreensões de autores como RAPOPORT e PICCININI (2001), OLIVEIRA (2010) entre outros. Entre os resultados observados podemos destacar a complexidade do trabalho docente para a faixa etária e a necessidade de planejamento e de estudos que considerem as características e as especificidades do público, que demandam uma prática pedagógica pautada no cuidado e no estímulo à aprendizagem.