Abstract:
O tema abordado, indisciplina no espaço escolar, trata-se de um assunto que vem mobilizando os agentes que estão envolvidos no ambiente escolar. Deste modo é um tema em pauta na educação, no qual se tornou um desafio a ser superado tanto para docentes quanto gestores, pois a indisciplina tem sido um fator de dificuldade para a realização de atividades escolares e aprendizagem efetiva. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo fazer apontamentos para uma possível minimização deste problema, a partir de uma revisão de literatura de algumas causas e motivos dentre os quais favorece o ato indisciplinado. O trabalho é de natureza qualitativa e de investigação bibliográfica, em que se destacam como referenciais teóricos Aquino (2016), Dayan (2016) e Oliveira (2011), entre outros. A indisciplina pode ser entendida como uma quebra de ordem, em que os alunos desrespeitam as normas estabelecidas pelos professores e pela escola. Deste modo, observou-se, que estas causas estão associadas a diversos fatores como família, sociedade, drogas, cultura, programas de televisão, mas, em especial, no ambiente escolar, à falta de adequação de diferenciadas metodologias por parte do professor, o que leva à dispersão e transgressão de regras pelos alunos. À vista disso, considera-se que o professor deve desenvolver e aplicar métodos de ensino diversificados, no sentido de envolver toda a turma, e a escola deve incluir os alunos na construção das normas institucionais por meio de uma gestão democrática, para assim integrar os alunos, cumprindo sua função de realizar a passagem do indivíduo pelo processo da construção da autonomia, retirando-os da heteronomia, formando, assim, indivíduos autônomos para o exercício da cidadania.