Centro Universitário UNIFAFIBE

Violência simbólica, negritude e rendimento escolar

Show simple item record

dc.contributor.advisor SANTOS, Rodrigo dos
dc.contributor.author MACHADO, Daiana Aparecida
dc.date.accessioned 2019-02-18T18:49:02Z
dc.date.available 2019-02-18T18:49:02Z
dc.date.issued 2017-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/326
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa a violência simbólica em relação à negritude na educação para a melhoria do desempenho escolar, em virtude da conscientização e importância do negro para nosso País. A violência em relação à negritude é observada a partir do seu campo simbólico, onde uma classe dominante estabelece dominação. Este trabalho afirma que todo ato pedagógico é um ato de violência simbólica legitimada pelas instituições escolares, que tendem a aceitar a cultura dominante. A cultura dominante brasileira ainda aceita a existência de comportamentos excludentes contra negros, considerando-os dentro da normalidade das relações sociais. Nas escolas, estes comportamentos racistas se manifestam, principalmente, no campo simbólico através de gestos, condutas, agressões verbais hostis. O compromisso com a melhoria do desempenho escolar está diretamente ligado ao combate ao racismo e à diversidade cultural e ao cumprimento da Lei 10.639/2003. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Poder simbólico pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.title Violência simbólica, negritude e rendimento escolar pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account