dc.contributor.advisor |
SANTOS, Rodrigo dos |
|
dc.contributor.author |
MACHADO, Daiana Aparecida |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-18T18:49:02Z |
|
dc.date.available |
2019-02-18T18:49:02Z |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/326 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa a violência simbólica em relação à negritude na educação para a melhoria do desempenho escolar, em virtude da conscientização e importância do negro para nosso País. A violência em relação à negritude é observada a partir do seu campo simbólico, onde uma classe dominante estabelece dominação. Este trabalho afirma que todo ato pedagógico é um ato de violência simbólica legitimada pelas instituições escolares, que tendem a aceitar a cultura dominante. A cultura dominante brasileira ainda aceita a existência de comportamentos excludentes contra negros, considerando-os dentro da normalidade das relações sociais. Nas escolas, estes comportamentos racistas se manifestam, principalmente, no campo simbólico através de gestos, condutas, agressões verbais hostis. O compromisso com a melhoria do desempenho escolar está diretamente ligado ao combate ao racismo e à diversidade cultural e ao cumprimento da Lei 10.639/2003. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Poder simbólico |
pt_BR |
dc.subject |
Negritude |
pt_BR |
dc.title |
Violência simbólica, negritude e rendimento escolar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |