Abstract:
Há vários anos a atuação do clown em ambiente hospitalar é algo comum. No entanto, as pesquisas dos pedagogos como clown é algo recente e garante que sua atuação nesse espaço não-escolar viabilize um trabalho humano que integre a saúde, o bem estar e a educação, criando meios que estimulem a recuperação de crianças e jovens em situação de internação hospitalar. Sendo assim, a presente pesquisa terá o objetivo reconhecer a importância da atuação do pedagogo no espaço hospitalar em atendimento às crianças ou adolescentes bem como apontar os benefícios da atuação lúdico-pedagógica desse profissional de educação inserido nesse contexto como clown. A escolha do tema dessa investigação ocorreu em função de que atualmente a área de atuação do Pedagogo vai além das salas de aula. Sendo necessário considerar que a ação pedagógica em situações distintas, requer deste profissional uma proposta ampla com diversas habilidades para garantir um atendimento de qualidade. O presente estudo é uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, sendo caracterizado, segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica. Em função dos dados obtidos, verificou-se que a figura do clown representa alegria e bem estar, bem como imaginação e liberdade, o educador com todas essas ferramentas nas mãos tem a oportunidade de auxiliar a criança em seu processo de desenvolvimento integral e pleno em um momento tão sensível de sua vida.