Centro Universitário UNIFAFIBE

Psicogênese da língua escrita: contribuições e equívocos

Show simple item record

dc.contributor.advisor FARAGO, Alessandra Corrêa
dc.contributor.author SILVA, Franciele Adriana da
dc.date.accessioned 2019-02-25T18:20:53Z
dc.date.available 2019-02-25T18:20:53Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/341
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract Os discursos pedagógicos com propostas inovadoras de alfabetização invadem o cotidiano escolar garantindo um ensino efetivo e de qualidade. Nesse contexto, a história da alfabetização, no Brasil, vem sendo descrita pela disputa entre diferentes propostas de alfabetização que surgem trazendo explicações para os problemas e as dificuldades em aprender ler e a escrever. Pensando nessa problemática, o objetivo desse estudo é discutir sobre as propostas pautadas em diferentes perspectivas pedagógicas, apresentando uma contextualização histórica Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 3 (1): 146-163, 2016. pautada nos paradigma dos métodos, e posteriormente, discutindo as contribuições e os equívocos da má interpretação da psicogênese da língua escrita. Essa pesquisa de natureza qualitativa se constitui de um levantamento bibliográfico de cunho exploratório. Diante dos dados obtidos, verificou-se que a Psicogênese da Língua Escrita, de Ferreiro e Teberosky (1986), trouxe uma enorme contribuição para a compreensão do percurso que a criança faz até chegar à escrita alfabética. Esse entendimento possibilitou que os educadores repensassem a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever. No entanto, verificou-se que a má interpretação desta concepção trouxe inúmeros equívocos para o trabalho de alfabetização em sala de aula. Além disso, a revisão da literatura evidenciou que uma proposta mais progressista e crítica na formação dos professores pode trazer um melhor direcionamento da compreensão dos processos de ensino da leitura e da escrita. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Paradigma dos métodos pt_BR
dc.subject Psicogênese da língua escrita pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.title Psicogênese da língua escrita: contribuições e equívocos pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account