dc.contributor.advisor |
FARAGO, Alessandra Corrêa |
|
dc.contributor.author |
BOMBONATO, Giseli Aparecida |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-25T18:24:20Z |
|
dc.date.available |
2019-02-25T18:24:20Z |
|
dc.date.issued |
2016-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/342 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde o século XIX, o desenho infantil vem sendo estudado por diferentes pesquisadores. Estes estudos analisaram o desenvolvimento das crianças e distinguiram diversas concepções pedagógicas para desvendar o que ocorre quando elas desenham. Diante disso, o objetivo desse estudo é discutir as etapas do desenho infantil segundo os autores contemporâneos. Essa investigação de cunho exploratório se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Em função dos dados obtidos, constatou-se que a representação da criança por meio do grafismo é um meio de simbolismo e expressão, pois ela desenvolve sua autonomia, sua reflexão e concentração. Também se pôde verificar que o rabisco é uma representação importante na fase simbólica inicial da criança. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Grafismos - rabiscos |
pt_BR |
dc.subject |
Fase pictórica |
pt_BR |
dc.title |
As etapas do desenho infantil segundo autores contemporâneos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |