Centro Universitário UNIFAFIBE

A relação pensamento e linguagem na perspectiva vigotskiana: implicações na formação de professores

Show simple item record

dc.contributor.advisor TREVISO, Vanessa Cristina
dc.contributor.author MARTINS, Geisa Pinheiro
dc.date.accessioned 2019-02-25T18:27:05Z
dc.date.available 2019-02-25T18:27:05Z
dc.date.issued 2016-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/343
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil pt_BR
dc.description.abstract Pensar o processo de desenvolvimento da linguagem como algo inerente ao ser humano é fundamental para sua efetiva inserção e participação na sociedade a qual pertence, faz com que o ato de conhecer e compreender as características relacionadas a este processo, sob a perspectiva de diferentes teóricos, se torne algo ainda mais importante, principalmente para o profissional da educação. Nessa perspectiva, Vigotski é um dos teóricos que mais contribui para esta discussão, argumentando que a linguagem é um dos principais requisitos para o pensamento organizado e para a conquista das funções psicológicas superiores. É por meio da linguagem que a criança passa a desempenhar ações e papéis efetivos e relevantes dentro da comunidade cultural à qual pertence, expressando-se e comunicando-se com o mundo ao seu redor. O homem se humaniza aproveitando as circunstâncias naturais e transformando-as segundo a orientação de suas intenções. Dessa forma, vemos o quanto é importante o ensino escolar na formação do indivíduo, mas não o ensino de quaisquer conteúdos, e sim aqueles que operem para a ascensão da inteligência e capacidade de pensar. Frente a isso, a presente pesquisa estrutura-se à luz da proposição vigotskiana, na busca por compreender o processo de desenvolvimento da linguagem na criança e, como o professor pode contribuir com esta conquista, principalmente na fase escolar referente à Educação Infantil. Para desenvolver o argumento, se faz necessário destacar alguns elementos do conceito de desenvolvimento do psiquismo e a sua relação com o ensino escolar, uma vez que se torna uma questão complexa, tendo em vista que os programas de formação de professores estão inseridos no contexto hegemônico dos ideários pedagógicos neoliberais. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Psiquismo vigotskiano pt_BR
dc.subject Pensamento e linguagem pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title A relação pensamento e linguagem na perspectiva vigotskiana: implicações na formação de professores pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account