dc.description.abstract |
Pensar o processo de desenvolvimento da linguagem como algo inerente ao ser humano é fundamental para sua efetiva inserção e participação na sociedade a qual pertence, faz com que o ato de conhecer e compreender as características relacionadas a este processo, sob a perspectiva de diferentes teóricos, se torne algo ainda mais importante, principalmente para o profissional da educação. Nessa perspectiva, Vigotski é um dos teóricos que mais contribui para esta discussão, argumentando que a linguagem é um dos principais requisitos para o pensamento organizado e para a conquista das funções psicológicas superiores. É por meio da linguagem que a criança passa a desempenhar ações e papéis efetivos e relevantes dentro da comunidade cultural à qual pertence, expressando-se e comunicando-se com o mundo ao seu redor. O homem se humaniza aproveitando as circunstâncias naturais e transformando-as segundo a orientação de suas intenções. Dessa forma, vemos o quanto é importante o ensino escolar na formação do indivíduo, mas não o ensino de quaisquer conteúdos, e sim aqueles que operem para a ascensão da inteligência e capacidade de pensar. Frente a isso, a presente pesquisa estrutura-se à luz da proposição vigotskiana, na busca por compreender o processo de desenvolvimento da linguagem na criança e, como o professor pode contribuir com esta conquista, principalmente na fase escolar referente à Educação Infantil. Para desenvolver o argumento, se faz necessário destacar alguns elementos do conceito de desenvolvimento do psiquismo e a sua relação com o ensino escolar, uma vez que se torna uma questão complexa, tendo em vista que os programas de formação de professores estão inseridos no contexto hegemônico dos ideários pedagógicos neoliberais. |
pt_BR |