Centro Universitário UNIFAFIBE

O ensino da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor.advisor TONIOSSO, José Pedro
dc.contributor.author VIEIRA, Angélica Catarino
dc.date.accessioned 2019-01-29T17:03:30Z
dc.date.available 2019-01-29T17:03:30Z
dc.date.issued 2018-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/88
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract A História é uma das disciplinas inseridas no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental e exerce grande influência na vida social e escolar do indivíduo. De maneira sistematizada, tem como objetivo possibilitar a formação do aluno enquanto sujeito de sua própria história e favorecer a compreensão sobre o contexto em que está inserido. Desta forma, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da sua prática docente no ensino de História. Para isso, recorreu-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997). Em seguida, procedeu-se com a aplicação de questionários a sete docentes de uma escola do município de Morro Agudo/SP. O levantamento de dados possibilitou a análise de respostas que indicam a importância da disciplina para o processo de formação do aluno, e como o uso de diferentes recursos e metodologias propicia a aprendizagem dos conteúdos historiográficos colocados em foco. Conclui-se dessa forma, que o professor não é um mero transmissor de conhecimento, mas um mediador de ações que podem contribuir para a concretização do processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Anos Iniciais pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.title O ensino da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula pt_BR
dc.title.alternative The teaching of history in the first years of elementary school: concepts of teachers about the practice in the classroom pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account