dc.contributor.advisor |
TONIOSSO, José Pedro |
|
dc.contributor.author |
VIEIRA, Angélica Catarino |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-29T17:03:30Z |
|
dc.date.available |
2019-01-29T17:03:30Z |
|
dc.date.issued |
2018-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/88 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A História é uma das disciplinas inseridas no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental e exerce grande influência na vida social e escolar do indivíduo. De maneira sistematizada, tem como objetivo possibilitar a formação do aluno enquanto sujeito de sua própria história e favorecer a compreensão sobre o contexto em que está inserido. Desta forma, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, analisou as concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da sua prática docente no ensino de História. Para isso, recorreu-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (1997). Em seguida, procedeu-se com a aplicação de questionários a sete docentes de uma escola do município de Morro Agudo/SP. O levantamento de dados possibilitou a análise de respostas que indicam a importância da disciplina para o processo de formação do aluno, e como o uso de diferentes recursos e metodologias propicia a aprendizagem dos conteúdos historiográficos colocados em foco. Conclui-se dessa forma, que o professor não é um mero transmissor de conhecimento, mas um mediador de ações que podem contribuir para a concretização do processo de ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Anos Iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: concepções dos professores sobre a prática em sala de aula |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of history in the first years of elementary school: concepts of teachers about the practice in the classroom |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |