Abstract:
No processo de formação para a docência é primordial a aquisição e partilha de saberes, por meio da interação em espaços de aprendizagem e de trabalho coletivo, contexto em que se destaca o PIBID, executado com a finalidade de fomentar a iniciação ao magistério e contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente em nível superior e a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição do referido Programa na formação inicial de um grupo de oito alunas egressas do curso de Pedagogia do UNIFAFIBE, que foi bolsista do subprojeto temático sobre educação patrimonial. Recorreu-se inicialmente a um estudo bibliográfico sobre a formação docente e, em seguida foi aplicado um questionário às referidas pibidianas, com intuito de coletar suas percepções acerca das contribuições do subprojeto na profissionalização docente. Por meio da análise dos dados, constatou-se que as bolsistas consideraram a participação no Projeto como de fundamental importância no que se refere à formação e na decisão de atuar efetivamente na docência. Diante do exposto, considera-se que a participação no referido Projeto possibilita uma