Abstract:
Em um mundo letrado, com textos diversos e alta disseminação de informações por meios eletrônicos, é essencial saber ler. Entretanto ler não é só decodificar o código alfabético e é cada vez mais difícil nas salas de aula conseguir resultados satisfatórios; e com o contexto do aluno se modificando constantemente, a educação, como um polo formador de cidadãos conscientes e críticos, não pode estagnar e requer frequentes adaptações. Assim sendo, muito se discute sobre metodologias lúdicas. Com uma pesquisa qualitativa, na metodologia de pesquisa-ação com fundamentação bibliográfica, o intuito foi analisar os Projetos Pedagógicos, por intermédio da aplicação de um Projeto de Leitura com alunos em alfabetização. Com análises registracionais buscando o nível de alfabetização e o perfil da turma, além de análises perceptuais/procedimentais para acompanhar o desempenho de cada um dos 30 alunos de um 1º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em uma cidade do interior do Estado de São Paulo, objetivou-se verificar o aumento no contato dos educandos com livros literários, tanto em sala quanto fora dela; mostrando assim, como os projetos são enriquecedores quando utilizados como um recurso alfabetizador e regulador comportamental nas práticas sociais, além de ter salientado possíveis limitações.