dc.contributor.advisor |
NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, Estela Maria de Melo |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-29T17:59:48Z |
|
dc.date.available |
2019-01-29T17:59:48Z |
|
dc.date.issued |
2018-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/112 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em um mundo letrado, com textos diversos e alta disseminação de informações por meios eletrônicos, é essencial saber ler. Entretanto ler não é só decodificar o código alfabético e é cada vez mais difícil nas salas de aula conseguir resultados satisfatórios; e com o contexto do aluno se modificando constantemente, a educação, como um polo formador de cidadãos conscientes e críticos, não pode estagnar e requer frequentes adaptações. Assim sendo, muito se discute sobre metodologias lúdicas. Com uma pesquisa qualitativa, na metodologia de pesquisa-ação com fundamentação bibliográfica, o intuito foi analisar os Projetos Pedagógicos, por intermédio da aplicação de um Projeto de Leitura com alunos em alfabetização. Com análises registracionais buscando o nível de alfabetização e o perfil da turma, além de análises perceptuais/procedimentais para acompanhar o desempenho de cada um dos 30 alunos de um 1º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em uma cidade do interior do Estado de São Paulo, objetivou-se verificar o aumento no contato dos educandos com livros literários, tanto em sala quanto fora dela; mostrando assim, como os projetos são enriquecedores quando utilizados como um recurso alfabetizador e regulador comportamental nas práticas sociais, além de ter salientado possíveis limitações. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto |
pt_BR |
dc.title |
As práticas pedagógicas e as vivências nos projetos de leitura |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical practices and living in reading projects |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |