Centro Universitário UNIFAFIBE

As práticas pedagógicas e as vivências nos projetos de leitura

Show simple item record

dc.contributor.advisor NICOLAU, Thiago Ferigati Squiapati
dc.contributor.author SANTOS, Estela Maria de Melo
dc.date.accessioned 2019-01-29T17:59:48Z
dc.date.available 2019-01-29T17:59:48Z
dc.date.issued 2018-04
dc.identifier.issn 2357-9358
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/112
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Em um mundo letrado, com textos diversos e alta disseminação de informações por meios eletrônicos, é essencial saber ler. Entretanto ler não é só decodificar o código alfabético e é cada vez mais difícil nas salas de aula conseguir resultados satisfatórios; e com o contexto do aluno se modificando constantemente, a educação, como um polo formador de cidadãos conscientes e críticos, não pode estagnar e requer frequentes adaptações. Assim sendo, muito se discute sobre metodologias lúdicas. Com uma pesquisa qualitativa, na metodologia de pesquisa-ação com fundamentação bibliográfica, o intuito foi analisar os Projetos Pedagógicos, por intermédio da aplicação de um Projeto de Leitura com alunos em alfabetização. Com análises registracionais buscando o nível de alfabetização e o perfil da turma, além de análises perceptuais/procedimentais para acompanhar o desempenho de cada um dos 30 alunos de um 1º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em uma cidade do interior do Estado de São Paulo, objetivou-se verificar o aumento no contato dos educandos com livros literários, tanto em sala quanto fora dela; mostrando assim, como os projetos são enriquecedores quando utilizados como um recurso alfabetizador e regulador comportamental nas práticas sociais, além de ter salientado possíveis limitações. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Projetos pt_BR
dc.subject Contexto pt_BR
dc.title As práticas pedagógicas e as vivências nos projetos de leitura pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practices and living in reading projects pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account