dc.contributor.advisor |
SANTOS, Rodrigo dos |
|
dc.contributor.author |
BRAGA, Sirléia de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-30T16:24:34Z |
|
dc.date.available |
2019-01-30T16:24:34Z |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/141 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo analisa as relações de gênero e sexualidade na Educação Infantil, observando como a escola trabalha com situações advindas destas relações. Sendo assim, discute-se como a escola e os docentes estão contribuindo para a construção dos padrões de comportamento de meninos e meninas e seus específicos papéis na sociedade. Destaca-se a importância da alternância de papéis nas brincadeiras e da desmistificação do direcionamento de brinquedos como forma de combate à educação sexista que impõe papéis sociais a indivíduos que ainda não possuem a capacidade cognitiva de fazer opções relacionadas à sexualidade. As instituições escolares devem sempre estar atentas à forma de socialização de seus alunos. Desta forma a escola e os docentes devem propiciar o ambiente não sexista, necessário para que as crianças dentro de suas brincadeiras (representações sociais lúdicas) possam vivenciar situações capazes de aprimorar o seu entendimento acerca do mundo e de suas necessidades, e assim contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.title |
Relações de gênero e educação infantil: alternância de papéis e ludicidade |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender relations and child education: alternation of papers and ludicity |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |