Abstract:
Este trabalho tem por objetivo analisar a disciplina de História nos anos inicias da Educação do Ensino Fundamental I, no que concerne a sua relevância para o desenvolvimento do sujeito, enquanto indivíduo que constrói a História. As reflexões incidem acerca da importância do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Perpassando pela prática e conteúdos evidenciados pelos professores no qual o real intuito de estudar História tem influências em nossas ações perante os acontecimentos do contexto social, propondo uma História focada nas relações sociais e descentralizada dos conteúdos em datas e heróis nacionais. Desta forma, este trabalho vem refletir sobre a importância do ensino de História nas séries citadas acima que possa contribuir para a construção de um aluno crítico e reflexivo acerca dos fatos reais. Portanto, é a partir destes preceitos, que se discorre uma análise numa perspectiva marxista priorizando o ensino crítico da História levando a criança para a compreensão do que é ser cidadão. Trate-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza teórica que constatou uma metodologia apresentada para um ensino sem criticidade dos fatos ocorridos e abordados, baseados em datas e heróis, assim formando os alunos em meros reprodutores da História, sem que haja uma criticidade dos fatos e não os tornando capazes de refletir sobre ações e decisões dentro do seu próprio contexto histórico e social.