dc.contributor.advisor |
TREVISO, Vanessa Cristina |
|
dc.contributor.author |
ONÓRIO, Márcio José |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-30T17:26:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-30T17:26:11Z |
|
dc.date.issued |
2017-04 |
|
dc.identifier.issn |
2357-9358 |
|
dc.identifier.uri |
http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/157 |
|
dc.description |
Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo analisar a disciplina de História nos anos inicias da Educação do Ensino Fundamental I, no que concerne a sua relevância para o desenvolvimento do sujeito, enquanto indivíduo que constrói a História. As reflexões incidem acerca da importância do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Perpassando pela prática e conteúdos evidenciados pelos professores no qual o real intuito de estudar História tem influências em nossas ações perante os acontecimentos do contexto social, propondo uma História focada nas relações sociais e descentralizada dos conteúdos em datas e heróis nacionais. Desta forma, este trabalho vem refletir sobre a importância do ensino de História nas séries citadas acima que possa contribuir para a construção de um aluno crítico e reflexivo acerca dos fatos reais. Portanto, é a partir destes preceitos, que se discorre uma análise numa perspectiva marxista priorizando o ensino crítico da História levando a criança para a compreensão do que é ser cidadão. Trate-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza teórica que constatou uma metodologia apresentada para um ensino sem criticidade dos fatos ocorridos e abordados, baseados em datas e heróis, assim formando os alunos em meros reprodutores da História, sem que haja uma criticidade dos fatos e não os tornando capazes de refletir sobre ações e decisões dentro do seu próprio contexto histórico e social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt-BR |
pt_BR |
dc.subject |
Marxismo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito Crítico-Social |
pt_BR |
dc.title |
A importância do ensino de história no Ensino Fundamental I: a partir de uma perspectiva marxista |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of history teaching in the elementary school in a marxist perspective |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |