Abstract:
O desenho sempre esteve presente na história da humanidade, desde sua origem na pré-história deixando marcas que permitiram a expressão, a escrita, a transmissão de conhecimento, a comunicação e o registro de memórias. Com os avanços da tecnologia, surgiu uma nova modalidade do desenho: o desenho industrial, originado durante a Revolução Industrial, que caracterizou um novo contexto histórico social em todo o mundo. Com o surgimento das máquinas e equipamentos, a sociedade deu espaço à educação e ao desenho, para que as pessoas se qualificassem e atendessem às expectativas do novo mercado de trabalho. Logo, observa-se o significativo valor do desenho no decorrer da história da humanidade, que despertou interesse de estudiosos sob diversas perspectivas. Neste caso, abordaremos sob uma ótica educacional no universo infantil. Embora ainda seja um estudo contemporâneo, o desenho da criança passou a ser objeto de pesquisa com inúmeras interpretações. Seja no campo sociológico, psicológico, estético ou pedagógico, o que se evidencia é que ele proporciona às crianças diversas possibilidades na aquisição do saber e se tornou um importante aliado da expressão, criatividade, linguagem e escrita da criança. Nesse sentido, o presente trabalho faz um breve histórico sobre a origem do desenho na pré-história, os conceitos e significados do desenho; o desenho no universo infantil; a Evolução e análise do grafismo na educação infantil; A pesquisa pauta-se principalmente nos conceitos e perspectivas do desenho segundo os autores Florence de Méredieu, Edith Derdyk e Viktor Lowenfeld sendo de cunho qualitativo e com foco na análise interpretativa das orientações teóricas indicadas. Para a realização desta pesquisa buscou-se relacionar as diversas orientações teóricas com as definições legais,
construindo uma análise que procure atender aos nossos objetivos. Entre as considerações finais observadas apontamos reflexões e análises quanto a importância do desenho na educação infantil, bem como suas contribuições para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e escrita; a evolução do grafismo e outras considerações significativas ao conhecimento do docente que enriquecem a prática pedagógica.