Centro Universitário UNIFAFIBE

O desenho infantil: analisando a evolução na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor BORGES, Fabiana Vigo Azevedo
dc.contributor.author BARBOSA, Delfino, Daiana Carla
dc.date.accessioned 2019-01-31T12:40:45Z
dc.date.available 2019-01-31T12:40:45Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://192.168.7.116:8080/xmlui/handle/123456789/184
dc.description Artigo científico apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE de Bebedouro, SP, Brasil. pt_BR
dc.description.abstract O desenho sempre esteve presente na história da humanidade, desde sua origem na pré-história deixando marcas que permitiram a expressão, a escrita, a transmissão de conhecimento, a comunicação e o registro de memórias. Com os avanços da tecnologia, surgiu uma nova modalidade do desenho: o desenho industrial, originado durante a Revolução Industrial, que caracterizou um novo contexto histórico social em todo o mundo. Com o surgimento das máquinas e equipamentos, a sociedade deu espaço à educação e ao desenho, para que as pessoas se qualificassem e atendessem às expectativas do novo mercado de trabalho. Logo, observa-se o significativo valor do desenho no decorrer da história da humanidade, que despertou interesse de estudiosos sob diversas perspectivas. Neste caso, abordaremos sob uma ótica educacional no universo infantil. Embora ainda seja um estudo contemporâneo, o desenho da criança passou a ser objeto de pesquisa com inúmeras interpretações. Seja no campo sociológico, psicológico, estético ou pedagógico, o que se evidencia é que ele proporciona às crianças diversas possibilidades na aquisição do saber e se tornou um importante aliado da expressão, criatividade, linguagem e escrita da criança. Nesse sentido, o presente trabalho faz um breve histórico sobre a origem do desenho na pré-história, os conceitos e significados do desenho; o desenho no universo infantil; a Evolução e análise do grafismo na educação infantil; A pesquisa pauta-se principalmente nos conceitos e perspectivas do desenho segundo os autores Florence de Méredieu, Edith Derdyk e Viktor Lowenfeld sendo de cunho qualitativo e com foco na análise interpretativa das orientações teóricas indicadas. Para a realização desta pesquisa buscou-se relacionar as diversas orientações teóricas com as definições legais, construindo uma análise que procure atender aos nossos objetivos. Entre as considerações finais observadas apontamos reflexões e análises quanto a importância do desenho na educação infantil, bem como suas contribuições para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e escrita; a evolução do grafismo e outras considerações significativas ao conhecimento do docente que enriquecem a prática pedagógica. pt_BR
dc.language.iso pt-BR pt_BR
dc.subject Desenho infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title O desenho infantil: analisando a evolução na educação infantil pt_BR
dc.title.alternative Child drawing: analyzing the evolution in child education pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account